Menu

PENSE

"Um apelo a humanidade para por um fim ao descaso com o planeta, antes que esse DESCASO ponha um fim em nós."

sexta-feira, 30 de março de 2012

Viagem na Natureza

Natu Esporte
28/03
PARAQUEDISMO

Ecoturismo, esportes de aventura e natureza. Antes vamos falar sobre esse esporte radical que traz muita emoção e adrenalina a seus praticantes e também para muitas pessoas que saltaram uma vez na vida para sentir essa sensação sem igual.


Paraquedismo  é um esporte radical no qual o indivíduo salta de um pequeno avião em queda livre, caindo em velocidade entre 200 km/h e 350 km/h e em determinado momento abre um pára-quedas que diminui a velocidade da queda e possibilita o “pouso”.



O paraquedismo surgiu, segundo alguns historiadores na China, há 2000 anos. Os chineses realizavam saltos de torres enormes para abrilhantar festas imperiais, saltavam com imensos guarda-sóis abertos. 
Muito tempo depois, houve outro registro do paraqeudas na história, que surgiu com o pintor Leonardo da Vinci. Ele desenhou um paraquedas em forma de pirâmide. Esse paraquedas não foi construído na época, mas foi desenvolvido e testado mais tarde por um francês, que realizou o primeiro salto, o rapaz chamava-se Andrew Jacques Garnerin, e no dia 22 de outubro de 1797, saltou a partir de um balão.
Considerado o primeiro paraquedista, Garnerin realizou um salto histórico nacidade de Paris, a600 metros de altura. Porém, para se certificar de que a engenhoca iria funcionar, Garnerin lançou seu cachorro como cobaia e depois seguiu atrás.                                                   Garnerin o primeiro paraquedista
O paraquedas também foi uma solução que a maioria dos países encontraram para proteger os tripulantes de aviões militares durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O paraquedismo teve sua maior evolução quando foi utilizado como meio de transporte na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para o desembarque de tropas na retaguarda da linha de defesa do inimigo. Milhares de soldados saltavam com seus paraquedas verdes, para facilitar a descida em lugares inóspitos.
Nos anos 70, as empresas norteamericanas investiram e desenvolveram um equipamento mais moderno, o qual, usamos até hoje, e o paraquedismo começou a evoluir mais rápido. Nos anos 80 foi inventado o salto duplo e desenvolvido o método AFF(Acelerated Free Fall-queda livre acelerada), o que possibilitou a difusão do esporte. O paraquedismo acabou virando um esporte de competições. 

Com o passar dos anos, os equipamentos vem sendo aperfeiçoados, e atualmente, o paraquedas conta com velames dirigíveis, que tornam o pouso seguro e possibilitam a navegação até o local exato do pouso. A questão do impacto também foi solucionada, pois o mesmo tem freio aerodinâmico.

Qualquer pessoa maior de 18 anos, que passe por exame médico e que faça um curso teórico e prático em escola certificada pela Confederação Brasileira de Paraquedismo pode saltar de paraquedas.

Os equipamentos necessários para a prática do pára-quedismo são: o paraquedas, altímetro (indica a altura que o paraquedista está em relação ao solo) capacete, macacão e óculos.

Em competições, existem várias modalidades para a prática do paraquedismo, sendo a mais popular a formação em queda livre. Nessa modalidade, um grupo de paraquedistas realiza o maior número de formações possíveis durante a queda.

Conheça outras modalidades para competição no paraquedismo :

  • Skysurf – o atleta surfa pelo céu. É um salto em dupla (skysurfer e o câmera).
  • Freefly – considerada a mais radical, o atleta realiza manobras com o próprio corpo, como piruetas, cair de cabeça para baixo, etc.
  • Estilo – salto a 7 mil metros no qual o atleta realiza seqüência de quatro curvas de 360° para os dois lados e dois loopings. É avaliado o tempo e os movimentos.
  • Precisão – salto a 3 mil metros com o objetivo de pousar no alvo de 25 metros de raio.
  • Cross Country – praticada em dias de vento forte, é como se fosse uma corrida.
  • Wing Fly – utilizando um macacão especial que segura mais o vento, nessa modalidade o atleta percorre grandes distancias (até 160 km/h em deslocamento vertical)
  • Freestyle – conhecido como ballet aéreo, nessa modalidade o salto é realizado em dupla (atleta e câmera) que interagem no salto. A qualidade da filmagem tem grande importância.
  • Base Jump – realizado apenas pelos mais experientes e radicais, nessa modalidade o salto é feito de pontes, prédios, etc. com um tempo de queda muito curto.


O paraquedismo não é recomendado para quem tem problemas cardíacos, pois é grande a adrenalina liberada no momento do salto.

Se você, tem vontade de saltar , vá até Boituva , no interior do estado de São Paulo, lá fica o Centro Nacional de Paraquedismo, referência na América Latina. Considerada a capital do esporte no Brasil onde os saltos são levados a sério tanto na segurança quanto no profissionalismo. O Salto é realizado a12.000 pés(3.600 m). Aluno e instrutor saltam do avião e começam a sentir a pura emoção da queda-livre, atingindo em questão de segundos uma velocidade superior á200 km/h. O primeiro salto é único e você nunca mais será o mesmo, a adrenalina, a sensação absoluta de paz e a liberdade… Magnífico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


DESTAQUE

.