29/03
O presente estudo teve como objetivo elaborar uma proposta para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) no meio escolar através da Educação Física (EF).
Inicialmente identificamos as questões que nortearam o estudo, onde procuramos determinar como a EF pode contribuir na formação de valores e atitudes meio ambientais no meio escolar. Nesta proposta, identificamos os conteúdos que devem ser trabalhados nas aulas de EF, definidos segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e apontamos para a necessidade destes conteúdos estarem alicerçados por uma nova ética que privilegie a educação em valores a partir de pressupostos como cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação.
A Educação Física escolar necessita de uma nova antropologia, onde os modelos de movimento estejam de acordo com a cultura deste país extremamente rico culturalmente, conforme citam Dieckert, Kurz & Brodtmann (1985).
Figura 1 - O paradigma da Educação Ambiental: organização esquemática
Segundo Negrín Pérez e Torrez Vásquez (2000) a formação de convicções meio ambientais, através da EF, contribui na formação de gerações de homens preocupados com o humano, tendo em vista que o meio ambiente não é responsabilidade somente das Ciências Naturais, pois seu enfoque é interdisciplinar, além de multidisciplinar.
Os pressupostos que fundamentam uma Educação Física num paradigma ambientalizado no meio escolar, para fins de consecução desta investigação, estão alicerçados nas proposições de Negrín Pérez e Torrez Vásquez (2000), e que explicitamos a seguir:
- Ao identificar o aluno com seu meio natural a EF permite formar convicções meio ambientais;
- O desfrute nos alunos pela descoberta de suas possibilidades na preservação do meio natural;
- A compreensão e aprendizagem de conceitos meio ambientais relacionados com a EF, torna a atividade mais dinâmica e prazerosa;
- O trabalho no espaço natural provoca uma disposição positiva acerca da natureza;
- As relações interpessoais e de grupo encontram-se favorecidas.
Por realizarem-se em sua maioria ao ar livre, as atividades pertinentes a EF, se configuram como um ótimo momento para a formação de convicções meio ambientais e proteção do meio ambiente. Além disto, o contato direto com o meio natural e seus objetivos baseados na eliminação do stress e da sobrecarga intelectual além da manutenção da qualidade de vida colocam a possibilidade do trabalho de uma EA, enfatizam Negrín Pérez e Torrez Vásquez (op cit).
Além disso, o meio natural apresenta-se como local de grande interesse por parte dos alunos na medida que são realizadas atividades como:
- Saneamento na comunidade, áreas naturais e no próprio espaço da EF;
- Excursões;
- Acampamentos recreativos;
- Recreação turística como trilhas;
- Cuidado e preservação das áreas desportivas;
- Higiene pessoal e do vestuário, assim como da escola;
- Exposições e outras atividades organizadas pelos estudantes;
- Debates e seminários em grupos sobre determinado tema.Leia a matéria na íntegra: http://www.efdeportes.com/efd69/ea.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário