Menu

PENSE

"Um apelo a humanidade para por um fim ao descaso com o planeta, antes que esse DESCASO ponha um fim em nós."

sexta-feira, 30 de março de 2012

A Educação Ambiental no contexto da Educação Física Escolar

Educação Ambiental
29/03


O presente estudo teve como objetivo elaborar uma proposta para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) no meio escolar através da Educação Física (EF). 
Inicialmente identificamos as questões que nortearam o estudo, onde procuramos determinar como a EF pode contribuir na formação de valores e atitudes meio ambientais no meio escolar.  Nesta proposta, identificamos os conteúdos que devem ser trabalhados nas aulas de EF, definidos segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e apontamos para a necessidade destes conteúdos estarem alicerçados por uma nova ética que privilegie a educação em valores a partir de pressupostos como cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação. 






 A Educação Física escolar necessita de uma nova antropologia, onde os modelos de movimento estejam de acordo com a cultura deste país extremamente rico culturalmente, conforme citam Dieckert, Kurz & Brodtmann (1985).

Figura 1 - O paradigma da Educação Ambiental: organização esquemática 




   

 Segundo Negrín Pérez e Torrez Vásquez (2000) a formação de convicções meio ambientais, através da EF, contribui na formação de gerações de homens preocupados com o humano, tendo em vista que o meio ambiente não é responsabilidade somente das Ciências Naturais, pois seu enfoque é interdisciplinar, além de multidisciplinar.
    Os pressupostos que fundamentam uma Educação Física num paradigma ambientalizado no meio escolar, para fins de consecução desta investigação, estão alicerçados nas proposições de Negrín Pérez e Torrez Vásquez (2000), e que explicitamos a seguir:
  • Ao identificar o aluno com seu meio natural a EF permite formar convicções meio ambientais;
  • O desfrute nos alunos pela descoberta de suas possibilidades na preservação do meio natural;
  • A compreensão e aprendizagem de conceitos meio ambientais relacionados com a EF, torna a atividade mais dinâmica e prazerosa;
  • O trabalho no espaço natural provoca uma disposição positiva acerca da natureza;
  • As relações interpessoais e de grupo encontram-se favorecidas.
    Por realizarem-se em sua maioria ao ar livre, as atividades pertinentes a EF, se configuram como um ótimo momento para a formação de convicções meio ambientais e proteção do meio ambiente. Além disto, o contato direto com o meio natural e seus objetivos baseados na eliminação do stress e da sobrecarga intelectual além da manutenção da qualidade de vida colocam a possibilidade do trabalho de uma EA, enfatizam Negrín Pérez e Torrez Vásquez (op cit).
    Além disso, o meio natural apresenta-se como local de grande interesse por parte dos alunos na medida que são realizadas atividades como:
  • Saneamento na comunidade, áreas naturais e no próprio espaço da EF;
  • Excursões;
  • Acampamentos recreativos;
  • Recreação turística como trilhas;
  • Cuidado e preservação das áreas desportivas;
  • Higiene pessoal e do vestuário, assim como da escola;
  • Exposições e outras atividades organizadas pelos estudantes;
  • Debates e seminários em grupos sobre determinado tema.

    Leia a matéria na íntegra: http://www.efdeportes.com/efd69/ea.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário


DESTAQUE

.