"Lembre-se de colocar em seu
cotidiano os 5R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) nos
momentos onde o consumismo for tentador."
A sustentabilidade só ocorre quando atende aos seus
três pontos básicos do tripé da sustentabilidade. Para que um produto/serviço
seja sustentável ele tem que ser: ambientalmente correto, economicamente viável
e socialmente justo, caso deixe de ser obedecido um deles a sustentabilidade
não acontece. Sendo assim, notamos que a sustentabilidade que se “pinta”
por ai, muitas vezes é falsa, e usa desse conceito como marketing para se
promover na mídia, comovendo seus clientes e se mostrando melhor no mercado
competitivo. Cabe a nós, consumidores desvendar isso e boicotá-los!
A sociedade de consumo tem muito que aprender. Se cada um se tornar mais consciente, mais preocupado com o que acontece ao seu redor, menos acomodado e mais lutador conseguiremos acabar com as empresas que usam do trabalho escravo, como também as que usam da mão de obra infantil e indígena para produzirem seus produtos. Baniremos as empresas que são altamente impactantes ao meio ambiente, ao desmatarem nossas florestas, ao poluírem e contaminarem nossos recursos naturais por falta de uso de novas tecnologias limpas. Como também aquelas testam seus produtos em animais. O consumidor não sabe o poder que tem, mas quando descobrir, muitas coisas mudarão e talvez a sustentabilidade seja uma realidade. Lembre-se de colocar em seu cotidiano os 5R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) nos momentos onde o consumismo for tentador.
Mas enquanto os consumidores mais conscientes não lideram o movimento de boicote a estas empresas, não se deixe enganar com a propaganda, onde tudo é sustentável ou ambientalmente correto (até uma certa palha do aço se diz ser), existe muito marketing verde tentando dar um de “lobo na pele de cordeiro”. Fique esperto e se informe sempre que tiver dúvidas!
A sociedade de consumo tem muito que aprender. Se cada um se tornar mais consciente, mais preocupado com o que acontece ao seu redor, menos acomodado e mais lutador conseguiremos acabar com as empresas que usam do trabalho escravo, como também as que usam da mão de obra infantil e indígena para produzirem seus produtos. Baniremos as empresas que são altamente impactantes ao meio ambiente, ao desmatarem nossas florestas, ao poluírem e contaminarem nossos recursos naturais por falta de uso de novas tecnologias limpas. Como também aquelas testam seus produtos em animais. O consumidor não sabe o poder que tem, mas quando descobrir, muitas coisas mudarão e talvez a sustentabilidade seja uma realidade. Lembre-se de colocar em seu cotidiano os 5R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) nos momentos onde o consumismo for tentador.
Mas enquanto os consumidores mais conscientes não lideram o movimento de boicote a estas empresas, não se deixe enganar com a propaganda, onde tudo é sustentável ou ambientalmente correto (até uma certa palha do aço se diz ser), existe muito marketing verde tentando dar um de “lobo na pele de cordeiro”. Fique esperto e se informe sempre que tiver dúvidas!
Érica Sena é bióloga, gestora
ambiental e educadora - Blog Pensar Eco – http://pensareco.blogspot.com
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